Como a nutrição pode contribuir para fortalecer sua imunidade nesse inverno
26/06/2019Nos meses mais frios do ano é comum as pessoas terem mais ocorrências de doenças respiratórias, além de gripes e resfriados. Manter nosso sistema imune equilibrado é a chave para evitar tais situações. Uma alimentação equilibrada e individualizada é aliada do sistema imunológico e alguns nutrientes essenciais para uma atividade eficaz, como zinco, selênio, manganês, cobre, ferro, magnésio, vitamina D, C, ômega 3, entre outros.
Onde encontrar esses nutrientes, quais alimentos devemos consumir? Frutas amarelas e laranjas como, por exemplo, laranja, tangerina, mamão e manga são ótimas pedidas. Não se esquecendo de frutas de outras colorações com alto teor de vitamina C como o kiwi, a acerola, o morango e o limão. Incluir dois tipos dessas frutas todos os dias seria uma excelente alternativa.
Vegetais verdes escuros como o brócolis, a couve, o espinafre e o agrião. Podem ser utilizados na forma de saladas, acompanhamentos pratos, sopas, cremes e sucos!
Temperos também podem contribuir para nosso sistema imune. Lembre-se de acrescentar as suas preparações o alho e o açafrão, em carnes, ovos, molhos ou massas.
Peixes e frutos do mar devem ser incluídos pelo menos duas vezes na semana.
Não esquecendo as oleaginosas, que podem compor juntamente com as frutas lanches ricos e protetores do nosso sistema imune. Castanhas, nozes, pistaches, amêndoas e macadâmia são alguns exemplos. É essencial a busca por auxílio de um profissional qualificado, para que assim cada caso possa ser tratado com suas devidas particularidades. Cada ser é único e suas orientações nutricionais devem ser individualizadas. Procure um nutricionista!