Logo da Emeline Abreu

Dica de outono: Pinhão, quando e quanto consumir?

featured image thumbnail for post Dica de outono: Pinhão, quando e quanto consumir?
24/05/2019

Pinhão é uma semente comestível, oriunda da araucária, árvore símbolo da região Sul do país e utilizada na culinária dos mais variados pratos. Além do sabor agradável, essa semente é uma boa fonte de minerais como o zinco, nos dando energia e disposição, quercetina, um flavonoide fantástico na prevenção de doenças cardiovasculares, fibras, que contribuem para nossa saciedade, saúde gástrica e intestinal. Portanto, ele pode ser utilizado em combinação com saladas cruas, vegetais cozidos, como prato principal ou acompanhamento, recheio de pastéis e panquecas, ou compor uma refeição sozinho.

Mas comer pinhão engorda? Como todo alimento, quando consumido em demasia pode interferir nos resultados almejados, quando este envolve perda de peso. Variedade alimentar e planejamento compõem o caminho do sucesso de qualquer intervenção dietética.

Uma porção média de pinhão para se consumir em lanches, refeições pré ou pós treinos seriam em torno de 15 unidades (75 gramas). É essencial a busca por auxílio de um profissional qualificado, para que assim cada caso possa ser tratado com suas devidas particularidades. Cada ser é único e suas orientações nutricionais devem ser individualizadas. Procure um nutricionista!


Foto da Emeline Abreu
Emeline Abreu, Nutricionista (CRN 10 4569)