Logo da Emeline Abreu

Filhos em casa: já pensou em incluí-los nas atividades culinárias?

featured image thumbnail for post Filhos em casa: já pensou em incluí-los nas atividades culinárias?
07/09/2020

Tenho recebido fotos e relatos de pacientes e amigos que incluíram as #crianças no preparo das refeições 😍

💡Pensei, porque não incentivar quem ainda não sabe dos benefícios dessa atividade, não é mesmo? Incluir as crianças nas #práticasculinárias:

📌ESTIMULA a independência e auto descoberta 📌A criança experimenta os sabores e DECIDE e percebe o que mais gosta! 📌Aos poucos já vai tendo responsabilidades nas escolhas 📌GERA VÍNCULO, é uma boa oportunidade para criar boas memórias e se divertir com a criança.

📌🏆O benefício mais importante, é que isso INCENTIVA as crianças a melhorar seus hábitos alimentares, pois vai aumentar muito as chances dela pelo menos experimentar esses alimentos ao final do preparo. Sugestões de como incluir atividades culinárias na rotina das crianças, de acordo com a faixa etária:

📌Até 3 anos:

Durante esse período não dá para exigir muito, a ideia é dar pequenas tarefas para ela cumprir, já vai fazer ela se sentir muito estimulada. Ela pode te ajudar a misturar os alimentos, pegar ingredientes, ligar e desligar aparelhos com botões (que a divertem);

📌 3 a 6 anos:

Com essa idade as crianças já tem mais noção e cuidados. Você pode deixar ela amassar ingredientes, como frutas e verduras cozidas. Ler receitas, ou misturar ingredientes (meter a mão na massa!) para fazer pães, pizzas... Você também pode dar a missão dela rasgar folhas para a salada e montá-la como ela achar mais bonito (ela vai querer experimentar o que fez com tanto capricho, não acha?);

📌dos 7 aos 11 anos

Esse é o momento de você começar a ensinar a usar os utensílios e equipamentos, como descascador, ralador, facas, liquidificador, espremedor de frutas. Faça isso com bastante atenção e cuidado. Ela também já pode ficar ao seu lado no fogão e até mexer algumas panelas para você (com sua presença, claro). E claro, também pode ajudar a lavar a louça!

📌Adolescência:

Aqui é momento de colher os frutos do que já foi ensinado. Se ele teve boas experiências, já sabe bastante coisa e é capaz de fazer muitas tarefas sozinho. Como já está na fase do amadurecimento, é importante dar esse espaço a ele, e só ajudar se ele pedir. Se não teve experiências anteriores, pode começar do básico como sugerido para as idades anteriores, mas claro, com mais autonomia.

📖Agora é escolher as receitas e praticar!


Foto da Emeline Abreu
Emeline Abreu, Nutricionista (CRN 10 4569)